Monday, October 17, 2005

Um bom tema de reflexão para os candidatos presidenciais

«Só os ingénuos podem crer que uma discussão visa resolver um problema ou esclarecer uma questão difícil. Na realidade, a sua única justificação é testar a capacidade de os participantes derrubarem o adversário. O que está em jogo não é a verdade, mas o amor próprio. O bem falante leva a melhor sobre o que tartamudeia, o temerário sobre o tímido e o arrebatado sobre o escrupuloso. Estar de boa fé equivale a potenciar as desvantagens, porquanto os escrúpulos se somam à circunspecção, dificultando a expressão. O que é a boa fé? Uma conduta de fracasso, um autêntico suicídio... Quem participa em debates fala sem escutar, espezinha qualquer raciocínio que não seja conduzido por si próprio, despreza as oposições, ignora as obstrucções e, de certo modo, conquista a vitória à força de palavras.»
Georges Picard, "Pequeno Tratado para Uso Daqueles que Querem Ter Sempre Razão"

1 comment:

crack said...

Caro Pinho Cardão
Como muito bem faz notar, o texto adapta-se, como uma luva, ao nosso Parlamento, como também ao governo e às alavancas do poder instalado, estejam estas colocadas em que patamar for dos centros de decisão.
Ao que me parece, e atendendo às diferentes características dos principais protagonistas das presidenciais, não deixará de ser visível a tremenda verdade do que aqui se escreve. Em Janeiro poderemos avaliar das suias consequências práticas.