Monday, October 24, 2005

47000 crianças trabalham em Portugal

As famílias são as grandes responsáveis, promovendo e aceitando a exploração das suas crianças, depois colaborando no encobrimento das entidades empregadoras.
É este um problema que sucessivos governos se têm revelado incapazes de resolver, a que os autarcas da "rotundite" não prestam qualquer apoio, e que, apesar das causas fracturantes constituirem o repositório argumentativo de alguns partidos com assento parlamentar, ainda não conseguiu um élan equiparado ao do aborto.
Em época de eleição presidencial, seria bom ver que esta questão valeria para os candidatos um pouco mais do que a perspectiva de mais uns votos.

5 comments:

Ant... said...

Sim, posso confirmar que da zona interior norte as crianças nem chagam a acabar a escolaridade obrigatória antes de comecarem a trabalhar. Assim que as crianças decidem que nao querem estudar mais (porque estudar é uma seca, está claro) os pais também nao os contrariam porque quantos mais filhos menores tiverem a trabalhar mais rapidamente constroem ou compram aquela casa com que tanto sonharam.

E onde está a fiscalização para prevenir este crime? Não há!

Mas mesmo que ouvesse acham que este problema deixaria de existir, sem uma mudança radical no nivel de vida destas familias?

crack said...

Caro ant
Nestas questões, como em muitas outras que envolvem crianças, o laxismo e o fechar os olhos por parte dos diferentes responsáveis, aos mais diferentes níveis, é a grande causa de todos os males.

Ant... said...

Sim concordo.

Mas nao se compreende que o mundo materialista em que vivemos e os baixos niveis de vida tambem contribuem para este flagelo?

Se a unica forma de uma familia pobre conseguir adquirir um bem básico que é uma casa, nao se compreende que sacrifiquem os futuros dos filhos para seu próprio bem?

O meu ponto é que se calhar, no fundo, é o sistema que força as pessoas a actuarem como actuam.

Roberto Iza Valdés said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Roberto Iza Valdés said...
This comment has been removed by a blog administrator.