Thursday, October 20, 2005

O ME e os «buracos negros do insucesso»

O jornal Público dedicou hoje duas páginas à educação, com entrevista da responsável governamental, que veio explicar ao povo leitor algumas das suas medidas, que tanta contestação estão a ter nas escolas, avançando a (sua) justificação para as mesmas.
Para além do facto de ser digna de registo a disponibilidade da senhora para nos explicar os porquês do que anda a fazer, logo ela que nem aos representantes sindicais dá o benefício do diálogo, se nem tudo o que nos explica recolhe aprovação, há caminhos percorridos, ou com intenção de percorrer, que devem merecer aplauso, cauteloso, que de boas intenções já estamos saturados e os governos do PS têm uma magistral habilidade para mascararem as mais perversas decisões.
Indo ao que de bom parece sair daquela cabeça: posta perante um PIDDAC exíguo, decidiu a senhora, em boa hora, inverter as prioridades – passar a privilegiar a reconversão/recuperação da rede escolar, em detrimento do avanço cego na construção de pavilhões desportivos, que tem sido a menina dos olhos das autoridades locais, a quererem apresentar obra às cavalitas do governo central. Com o panorama de profunda degradação de inúmeros edíficios escolares, a medida merecerá que se lhe tire o chapéu, se viermos a poder comprovar que a “regionalização” da anunciada recuperação da rede escolar, tanto quanto a selecção dos poucos pavilhões que continuarão a ser construidos, não depende de prioridades traçadas à regra e esquadro da conveniência partidária, no Largo do Rato. Face ao que já se viu no passado de decisões anunciadas por governos PS ,que nunca se cumpriram, a desconfiança é legítima.
Também ainda na coluna do bom, a extinção de algumas escolas, porque é um facto que há mais de três centenas que não se justificam. Neste capítulo, contudo, toda a reserva é pouca, se analisarmos bem o discurso governamental. Já não são as escolas com poucos alunos – menos de 5, ou de 10, mesmo que fossem 20, a medida continuaria a fazer sentido, em casos pontuais. Não, agora a decisão é fechar escolas de insucesso e a subtil nuance dá que pensar. Porque se o sucesso dos alunos passa a ser causa para encerramento de escolas, só nas áreas da grande Lisboa e do grande Porto temos várias escolas com cerca de mil alunos que teriam de ser encerradas. Percebe-se que poderá ter havido, por parte da senhora, uma má compreensão do que é para fazer e uma deficiente explicação, mas o Secretário de Estado, Valter Lemos, repete o conceito de escolas com insucesso, o que adensa a desconfiança. Calma, pois, com as euforias entusiásticas e atenção à efectiva bondade da medida.
Entramos, a seguir, no domínio do mau, do muito mau, mesmo. E este tem a ver com os estereotipos, a partir dos quais a senhora estruturou toda a sua acção, e que deixa “escapar” ao longo da entrevista. São eles: alguns dos piores “vícios” da carreira docente decorrem do facto de a maioria dos professores serem mulheres e terem de criar os filhos (presume-se que tenha esta brilhante conclusão sido inspirada pela própria experiência); a progressão na carreira docente não se estrutura sobre processos de avaliação credíveis (esquecendo a senhora que foi o PS e os governos de Guterres que desmantelaram as estruturas de avaliação de docentes que tinham sido criadas pelo governo que os antecedeu); as escolas sofrem de infantilismo organizacional (razão pela qual, em manifesta incoerência, decidiu atirar para cima dos conselhos executivos a gestão da componente não lectiva dos professores, que o ME não teve coragem de regulamentar); a afectação compulsiva de docentes às escolas por períodos superiores a um ano lectivo tem sempre resultado directo num maior sucesso educativo dos alunos (desconhecendo que, apenas em circunstâncias específicas, a medida deixará de incrementar o absentismo dos docentes e um pior funcionamento das escolas).
Para além do mau, remata com o inqualificável – questionada sobre situações concretas em que professores dos 2º e 3º ciclos não estão preparados para leccionarem os primeiros anos de escolaridade, a senhora responde sibilinamente que, em abstracto, todos estão preparados para o fazer. Um mimo, este toque de génio. Percebe-se, finalmente, a razão da tamanha confusão que vai pelas escolas; pudera, têm que concretizar o que, para o ME, não passa de abstracção!
Quanto ao anunciado aumento de milhões a gastar na educação, seria uma boa notícia se houvesse uma relação directa entre o investimento efectuado e os resultados obtidos, o que os dados oficiais demonstram não ser, entre nós, uma realidade. Portanto, vendo as áreas a que se destina o reforço de verbas, até dá para perceber quem se vai encher à conta.

4 comments:

Anonymous said...

Quem se vai encher à conta? São sempre os mesmos.

crack said...

Pois são, caro Luís, são sempre os mesmos.E nós conhecemo-los bem!

Roberto Iza Valdés said...
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Roberto Iza Valdés said...
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