Friday, October 21, 2005

Cavaco candidato

Frio, austero, cirúrgico, seco, distante, Cavaco foi igual a si mesmo.
Precisaríamos de ter crescido muito, enquanto povo, para que aquela eficácia do discurso, aquela serena confiança no valor pessoal, aquele consciente desprendimento dos meandros da politiquice caseira pudessem colher o doce fruto.
Em Janeiro, perceberemos que nem ele, nem os portugueses, aprenderam nada em 10 anos.
É pena!

5 comments:

Pedro said...

A diferença de postura na apresentação das candidaturas entre Cavaco e Soares demonstra bem que estamos perante personalidades bem diferentes: um Soares arrogante, egocêntrico e politicamente colado à esquerda e um Cavaco Silva que coloca o País à frente dos interesses partidários e que apresenta uma credibilidade e coerência de que Soares peca por defeito.
Não é Cavaco que precisa de Portugal. É Portugal quem pede pelo regresso de Cavaco Silva. Soares nada significa de novo para o País... Cavaco sempre poderá "apoiar" Sócrates nas suas políticas...

crack said...

Caro Pedro
Parece-me haver duas ideias feitas, para que não encontro explicação - uma, essa que refere, de Portugal pedir o regresso de Cavaco, outra, a de que Sócrates e Cavaco se entenderão melhor do que Sócrates e Soares.
Explico as razões do meu cepticismo: quanto à "onda" cavaquista que alguns julgam ver no horizonte, é preciso ter presente que Cavaco desenvolveu anticorpos fatais no PSD, que apenas em parte o tolera, e mal; o resto dos sociais-democratas odeia-o ainda mais do que a esquerda. No CDS, a percentagem que votará Cavaco não tem expressão, os restantes vão engrossar a abstençao.
Quanto ao relacionamento intitucional, também não se pode esquecer que Soares e Sócrates têm, quanto à política, uma fragilidade idêntica: a de prosseguirem sempre o interesse próprio, em busca do poder pelo poder. Tudo o que os aproxima, afasta cada um deles do inflexível, não corruptível, outsider e solitário Cavaco.
Mas não vale a pena esgrimir argumentos, que os dados estão lançados e agora há que esperar pela hora da verdade.

crack said...

Caro Pinho Cardão
Duvidar da vitória de Cavaco não é, nem reconhecer qualquer superioridade aos seus adversários, muito menos deixar de lhe encontrar as características que o tornam o candidato com a estatura pessoal, moral e cívica, para além da preparação política necessária, para o lugar de PR.
Acontece é que duvido que as características que o recomendam sejam mais prejudiciais do que proveitosas, neste reality show de décima categoria em que se tornou o quotidiano nacional.
Até por uma razão aritmética, não consigo perceber a esperança em torno de uma vitória de Cavaco, mas, como diz, deve ser a chuva outonal que me nublou o discernimento (se é que alguma vez o tive!).

Pedro said...

Caro Crack, se fosse assim tão líquido que grande parte do PSD está contra Cavaco e que no CDS quase ninguém vai votar em Cavaco, como explica que as sondagens indiquem que o centro-direita está unida em torno de cavaco Silva?
Quanto ao relacionamento institucional, não é a esquerda pura e dura que diz que Sócrates está a fazer uma política de direita? Logo, Cavaco e Sócrates dar-se-ão melhor. Isto, claro se Soares ainda for de esquerda...

crack said...

Caro Pedro
Felizmente, as pessoas têm opiniões divergentes, ou esta nossa passagem pela vida seria uma xaropada ainda maior.
As sondagens valem o que valem, pelo que em Janeiro logo se verá. Agora, àqueles que já estão saturados com a arruaça permanente em que se tornou a candidatura do Super Mário, resta a contenção tranquila, que para ruído e falta de respeito já bastam os soaristas.