Wednesday, October 19, 2005

«Respect a man, he will do the more.»*


O aparecimento deste hilariante blogue, que dá pelo nome de Super Mário, dá que pensar. Não pelo seu conteúdo, que não traz novidade – os próprios autores confessam ao que vêm: «é a nossa tentativa de, a uma pequena escala, corresponder com empenhamento e determinação ao gesto de Soares». O que se estranha é a forma de homenagem irónica, de muito duvidoso gosto, que os seus mentores encontraram para ajudarem a eleger o pai/avô da pátria. Eles dizem que tal ironia e homenagem a encontramos no título, o que é certo, e terá sido para reforçar o efeito que acharam ter que dar cara à coisa, mas, mon dieu, que figurinha jocosa arranjaram!
Aquele pequeno boneco é, na figura e na pose, tudo menos uma homenagem à personagem que representa e, para ironia, tem o traço demasiado grosseiro. Apesar de uma subliminar mensagem maoista (o traço do desenho, as cores, o boné, a “farda”, as botas, está lá tudo), tão familiar às esquerdas que quer cativar, a imagem imediata e mais forte que o boneco passa é a de uma irrequieta e aparvalhada infantilidade, a roçar a imbecilidade, quando pensamos na idade do candidato. De velho se torna a menino, parece ser a mensagem popularucha que o boneco quer deixar, mas, se não era intencional, foi um “tiro de sorte”, porque é exactamente isto que, imediatamente, se nos fixa no subconsciente. E é aqui que a coisa começa a atingir-nos as meninges. Sendo alguns dos entusiasmados autores de tão acabado produto eleitoral experimentados bloggers, pouco dados a precipitações pouco inteligentes, como se justifica tamanho trambolho? Influência do sucesso de massas dessa outra incontornável figura do showbizz nacional que é o conde/recruta que, na 4, dá troco à histriónica Júlia Pinheiro? Bem, nos seus primeiros rounds presidenciais o nosso Soares foi fixe para classes A e B, mas, entretanto, muita coisa mudou, e vai daí começou a soletrar o abecedário todo? Parece, parece...
Mas cá para mim, isto não foi só falta de jeito, lapso do inconsciente, falta de gosto, sei lá. Com o passado “soarístico” de alguns dos mentores do Super Boneco, eu, se fosse o Marocas, desconfiava e castigava tão desastrados infantes – deixava-lhes o blogue, mas tirava-lhes o boneco! Para aprenderem a ter respeitinho. Que o homem está velho, mas não é estúpido.
*James Howell

1 comment:

Anonymous said...

Caro Crack, suscitou-me a curiosidade de ir ver o blog Super Mário, mas entrei em má hora, fugi logo. :)