Friday, October 28, 2005

Em política, nem sempre o que parece, é!

Como nos crimes, estes barómetros, com que os media se ocupam deliciados, levam-nos a pensar: a quem aproveitam os resultados? Vejamos, no caso do barómetro ontem divulgado.
Cavaco? Nem por isso, porque acirram-se ainda mais os oponentes, desmobilizam-se alguns indecisos, convictos que Belém está no papo, vitória tão "certa" até poderia funcionar como incentivo ao aparecimento de uma candidatura à direita. Claro que o candidato desvalorizou.
Alegre? A pressão sobre ele, que ainda não formalizou a candidatura, aumenta a cada nova subida do barómetro. A esperança do PS é que o barómetro suba tanto, tanto, que o coração do poeta não aguente! Pela falta de notícias de última hora, ainda não terá sido desta!
Louçã? Jerónimo? Por enquanto, esses estão interessados é no esvaziar das urnas. Barómetros só são bons para consumo interno.
Portas? Vá-se lá saber por que estranha razão aparece o homem na coisa. Será um último e desesperado estímulo à sua vaidade? Deve ter-lhe inchado o ego, só pelo facto de contar o suficiente para aparecer, mas, como está fora da jogada, de nada mais lhe aproveita.
Resta Soares, o "derrotado". Inflamam-se os discursos para consumo do povinho. Coitadinho, os apoiantes multiplicam-se em actividades e agitam os fantasmas do revanchismo, os dormentes acordam ao som das trombetas do desespero socialista, o poeta é encostado à parede, sussurram-se sugestões para o Caldas, quem sabe, talvez, pode ser que se abram Portas de esperança. No fundo, Soares diverte-se, que o jogo corre-lhe de feição e, melhor do que tudo, não parece.

2 comments:

Anonymous said...

Os resultados da sondagem encomendada por Portas são mais credíveis e apontam para uma possível vitória de Soares.

crack said...

Ao comentador anónimo
Também a achei mais razoável, se bem que a vitória de Soares me parece tão possível com estes resultados como com os do barómetro que referi.