Tuesday, December 20, 2005

Debate Cavaco/Soares

Até agora, Soares rasteja pelas suas recorrentes críticas, pelo que a sua visão octagenária entende ser a superioridade intelectual e cultural. Seria só patético, se não fosse grave.
Cavaco a surpreender pela positiva, só lhe falta ser suficientemente rasteiro para mandar Soares ao sítio do Ó, mas não esqueçamos que é apenas um rapaz sério e trabalhador de Boliqueime, não um filho de papá com dinheiro e tempo suficientes para andar a fazer "formação política".
Os jornalistas - cinzentos e amorfos, ex-aequo.

2 comments:

Anonymous said...

Opinião-deviante-contra-a-corrante-dum-emigrante.
Não há como Portugal para assistir a um bom debate de doutores.

O doutor Soares, impressionou-me: bem falante (como de costume); responde às perguntas dos jornalistas, sem andar às voltinhas (algo que me agrada bastante); aguerrido (sem ser mal-educado, nem perder a postura); bastante vivo (pelo menos, muito mais do que o outro doutor, que sendo bastante mais novo mais parecia uma múmia); mais sentido de humor, uma visão geral das coisas (um intelectual a lembrar vagamente – como ele diria: mon ami Mitterán), resumindo: ABSOLUTAMENTE PRESIDENCIÁVEL…sobretudo tendo em conta do país que se trata…um país de doutores!

Do doutor Cavaco fiquei com muita má impressão: é incontestavelmente antipático, não responde directamente às perguntas (o que me irrita quanto baste); intelectualmente limitado (nisto o outro doutor tem razão); usa e abusa de demagogia pirosa (de presidente da assembleia de clube recreativo), misturada com aquele sorrisinho cínico de doutor muito ‘portuga’, que foi provavelmente a razão que me fez pedir asilo político na Holanda, e não a Guerra Colonial, como afirmei na altura; repete sempre a mesma ladainha tecnocrata sem avançar soluções concretas, não percebendo, ou não querendo perceber, porque não sabe falar de outra coisa, que não é essa a sua função (faz-me lembrar o doutor Cunhal, que Deus tem - salvo seja!); tem o carisma de uma tenda de campismo, além disso, tem também, coitado, uma fisionomia – diria mesmo uma máscara - que não ajuda muito. Poderia passar rapidamente dos estúdios da TV, onde tiveram lugar os debates para a presidência, para os estúdios do Spitting image sem sofrer qualquer alteração fisionómica! Tem UMA qualidade simpática: não ataca os adversários a nível pessoal, mas como está constantemente a bater no peito que é santinho acaba por irritar. Resumindo: NÃO É DE MANEIRA NENHUMA PRESIDENCIÁVEL…sobretudo tendo em conta que o actual Presidente não é nada mau! O doutor Jorge Sampaio é um dos poucos políticos que me inibe de utilizar o axioma: ‘cada país tem os dirigentes que merece’…

Não quero com isto dizer que o doutor Cavaco Silva esteja irremediavelmente perdido para servir a NAÇÃO, não, de maneira nenhuma. O seu a seu dono, cada um no seu lugar, ou na linguagem séria do CONTRA A CORRENTE the right man in the right place. Poderia perfeitamente ser um razoável Ministro da Economia, e no que me diz respeito poderia mesmo ser Presidente do Benfica, porque o actual, não desfazendo, é uma vergonha, mesmo no nosso país, e como Benfiquista diria mesmo - um crime de lesa-pátria!

Saudações patrióticas
Carmo da Rosa

crack said...

Carmo da Rosa
Vejo que está bem, estando emigrado, espero que assim se lhe mantenham as coisas.
Quanto à política caseira, presumo que a distância lhe distorça a percepção da realidade, sobretudo da necessidade que temos de quebrar o ciclo do laxismo e da corrupção. Mas isso é um problema nosso, dos que estão cá dentro, que não o incomodará, estando longe dos azares da pátria.
Saudações democráticas.