A senhora ME vê, sem sobressaltos, a resolução das "brigas" dos alunos dentro das escolas. O segredo, diz ela, está nas actividades não-lectivas, porque "Se os alunos não andam sozinhos no pátio, não há tantas hipóteses de estes comportamentos acontecerem". Ora, temos aqui uma prova da eficácia da ministra. Como não há, em muitas escolas, espaços para as actividades não-lectivas a que passaram a estar vinculados os professores, o ME optou por uma estratégia brilhante: em época de forte redução de pessoal de apoio, deslocam-se os professores para os pátios, onde passarão a exercer a tal função de amas -secas, que a estimável governante considera altamente recomendável. Magnífico!
4 comments:
Pois eu até desconfio de que com esta estratégia de ter os alunos enfiados todo o dia nas salas de aula, nas diversas disciplinas e nas chamadas "aulas" de substituição, os comportamentos incorrectos por parte de alunos até vão aumentar, tal vai ser a saturação de horas passadas dentro das salas de aula...
Sabe se a ministra já entrou numa escola sem ser como ministra?
Caro Miguel
Em abono da verdade, a senhora ME já emedou para actividades de substituição e nunca disse que devem estas ser desenvolvidas em sala de aula. Neste seu constante aprendizado do que é a "coisa" educativa, a senhora vem agora referir-se ao acompanhamento nos pátios, concordando eu consigo no bem que fará à saúde dos "infantes". Já com os docentes, poderá ser um pouco pior - lá vão aparecer as gripes, os catarros, as afonias, as lombalgias, enfim, os atestados médicos vão aumentar.
Só boas ideias.
Caríssimo Luís, acredita que não sei? Mas presumo que não, pelo menos há muito tempo, tal é o desconhecimento que demonstra da escola real. Mas ela sabe as estatísticas todas, percebe?
:))
Post a Comment