Friday, September 30, 2005

Sombras chinesas

Ainda segundo os resultados do barómetro, só a Educação se salva no meio da grande queda colectiva do governo. As razões serão a boa governação do sector, ou a adopção de medidas popularmente aceites como moralizadoras do sistema? Quem tiver dúvidas, vá às escolas ver os resultados práticos das medidas desta ministra, avalie-os, objectiva e adequadamente, e depois diga da sua justiça.
Adenda:a liderança do ranking das simpatias pelo ministro Mariano Gago só prova que melhor do que fazer de conta que se faz, é não fazer nada!

4 comments:

Rui Martins said...

Existem duas grandes e importantes razões para este bom desempenho da ministra da Educação:
a) a colocação dos professores correu extraordinariamente bem
b) o aumento do horário escolar no 1º ciclo até às 5:30...

As duas medidas tiveram um forte impacto positivo num grande número de portugueses, daí o balanço positivo registado pelo ministério...

crack said...

Caro Rui Martins
Eu diria de outra forma: há duas razões que justificam o bom resultado da ministra nas sondagens.
Porquê a diferença?
Efectivamente, nenhuma das situações que aponta significam bom desempenho da ministra, enquanto tal.
a) A colocação dos professores não correu extraordinariamente bem, correu como costuma correr, com excepção do desastre do ano passado; talvez pela dimensão deste, estivéssemos todos mais predispostos a encontrar na "normalidade" a excelência; condescendo num aspecto: as alterações introduzidas à mecânica do concurso, nomeadamente na eliminação dos aspectos mais problemáticos da fase regional do mesmo, trouxeram aceleração e transparência ao processo; o mérito desta alteração acabou por ser completamente obliterado pela dimensão do desastre do ano passado, mas na "normalidade" deste ano acaba por ser, de alguma forma, visível; seja como for, não é obra desta equipa governativa, como sabemos.
b)a "bondade" do aumento do horário do 1º ciclo é uma blague; não imagina os problemas que tem representado para um sem número de famílias, sempre que as comunidades escolares não se entendem para manter o regime anterior; pode ser que algum professor de uma ESE leve um dos seus alunos a fazer um estudo sobre as virtualidades desta medida; quem sabe se, assim, o ME começa a pôr a casa em ordem, e não apenas a alindá-la para a vizinhança.

Miguel Pinto said...

A opinião pública está satisfeita com o trabalho da ministra. Dra. Maria de Lurdes, como vê, o povo está consigo. Os seus colegas do governo devem andar distraídos: estão à espera de quê para incrementar medidas populistas nos seus ministérios?

crack said...

Caro Miguel Pinto
Talvez nem tenha ideia de como considero o seu comentário profundo e pertinente! Sabendo-se os problemas que vão pelas escolas e pelo país, o que podemos entender por "opinião pública"? E qual a responsabilidade da comunicação social nesta opinião publicada, que tão facilmente se confunde com opinião pública? Julgo que quem está no meio e conhece, por dentro, o dia-a-dia das escolas sabe a resposta, mas, infelizmente, aparecemos como os tontinhos defensores dos piores interesses corporativos, quando não alinhamos com o "mainstream".