Thursday, September 29, 2005

"Quem testemunha pela testemunha?"

Interessante, digo eu, pela forma como se expõe "salteador" do pensamento e estados de espírito de Cavaco Silva, enquanto jovem estudante no estrangeiro: «Não duvido que Cavaco Silva tenha estudado bem na Inglaterra da sua juventude. Mas tenho a impressão de que ele viveu os seus tempos estudantis ingleses como alguém que vinha da Bélgica ou da França, e não de um país totalitário. Faltava-lhe pois o que se chama "consciência política".» Do "mergulho" nas profundezas da mente de Cavaco, ter-lhe-ão ficado as indubitáveis certezas.
Interessante, ainda, pela forma como, em oposição ao percurso de Cavaco, descreve o de Mário Soares, que tendo nascido rico, "Teve sorte", «Só que depois, lutando contra a ditadura, acabou numa prisão em S. Tomé e no exílio já não teve tanta sorte. Mais tarde, nos anos da pós-revolução de Abril, teve os seus problemas para conseguir, juntamente com outros, que Portugal não fosse uma imitação de Cuba, mas sim uma democracia parlamentar
Este olhar cúmplice sobre a legitimidade que o ser de esquerda confere, agravado o tom pela necessidade de culpabilizar, a todo o custo, o que ser de direita representa, remeteram-me para o excelente artigo do Acidental Luciano Amaral, no DN , e bem assim para o clássico Garcia de Resende, no prólogo do seu Cancioneiro Geral:
«E assi muitos emperadores, reis e pessoas de memória, polos rimances e trovas sabemos suas estórias e nas cortes dos grandes Príncepes é mui necessária na gentileza, amores, justas e momos e também para os que maus trajos e envenções fazem, per trovas sam castigados e lhe dam suas emendas, como no livro ao adiante se verá. E se as que sam perdidas dos nossos passados se puderam haver e dos presentes se escreveram, creo que esses grandes Poetas que per tantas partes sam espalhados não teveram tanta fama como tem
Atenta a pergunta de Tabucchi , «quem testemunha pela testemunha?», parece legítimo concluir que, no seu caso, será a isenção, ou melhor, a falta dela.

No comments: