Friday, August 05, 2005

Terra queimada

1 - Se a situação do país, no que diz respeito a área ardida, é dramática, as razões são mais do que conhecidas e, lamentavelmente, são essas mesmas razões que não nos deixam esperança de melhores verões. O João Miranda, no Blasfémias, repõe um post com o essencial sobre este problema. De entre o que enumera como as causas deste desastre, anualmente repetido, não será a menos importante esta: «Portugal arde porque os serviços de segurança contra incêndios são prestados por empresas cujos ganhos são proporcionais à área ardida, quando deviam ser prestados por empresas cujos ganhos são proporcionais à área não ardida». Um Governo que governasse poderia acabar com isto «num fósforo». O que temos (?) acende o fósforo!
2 - Mas não são apenas os incêndios que devastam este país, como sabemos bem. A distribuição de pelouros na CGD é elucidativa do que pretende fazer o PS com a maioria absoluta que lhe puseram nas mãos. Maldonado Gonelha tutelará o crédito às grandes empresas e ao sector público (autarquias), para além de ser o responsável pela restruturação da própria CGD, através do projecto Líder. Armando Vara, esse mesmo, o «especialista da mãozinha rápida», fica responsável pelas PME e pelas participações financeiras em empresas estratégicas (EDP, BCP, PT, GALP). Depois destes, o quê?
3 - A OTA e o TGV, apesar da gritaria dos Zés e das Marias, «accionistas» à força destes megalómanos projectos, prosseguem, inexplicados e imparáveis, demonstrando, à vista desarmada, que o PS e os seus interesses ignoram os que os elegeram, perderam a vergonha e se preparam para passar à prática a velha máxima: «quem se mete com o PS, leva». Acautelem-se, portanto, os blogueiros activistas desta causa; não será por acaso que os media decidiram fazer férias sobre este assunto.
Entretanto, Sócrates, decerto ciente da sua fragilidade perante este PS voraz, desapareceu no continente negro, quem sabe se com um secreto desejo de ser vítima de uma acção de canibalismo bem mais folclórica do que este ritual lento a que o nacional Coelho o está a submeter.
Pulido Valente, apesar de menos cáustico do que habitualmente, lá vai dizendo a propósito da CGD e afins que «O "escândalo" só escandalizou ingénuos. O pior é quando chegar a conta». Pois é!

2 comments:

Anthrax said...

O mistério adensa-se... *começa a música dos ficheiros secretos em som de fundo*...

Traçado do TGV-Incêndios
Incêndios - Traçado do TGV

Apropriado e conveniente.

Mas um mero acaso.

'Xeira-me' a esturro.

crack said...

Meu amigo Anthrax
Está muito out; então não sabe que é tudo um problema de ignição?
Agora, «igniça-se» no futuro traçado do TGV, amanhã, quem sabe, «igniça-se» noutro negócio qualquer!
E assim vai o país, «igniçado»!