Monday, August 01, 2005

rankings

Durante a passada semana, o Público publicou um ranking das nossas universidades, elaborado a partir de um estudo sobre a produção científica das universidades portuguesas, efectuado por um anterior vice-reitor da UNL. Com esta publicação, o jornal iniciou um conjunto de artigos, nos quais deu voz às reclamações que acusaram o mesmo estudo de falta de credibilidade técnica e científica e se adiantaram argumentos vários sobre a metodologia que deve ser seguida para medir a performance das universidades. Hoje, o mesmo jornal mantém-se interessado no tema, chamando à primeira página um novo ranking das universidades, desta feita assente num estudo sobre a eficiência relativa das universidades públicas portuguesas.
O que move os interessados e exalta os ânimos são as novas regras de financiamento do ensino superior, que se discutem. O assunto promete aceso debate, mas o ministro Mariano Gago, e os serviços que tutela, permanecem esfíngicos. Porquê?
ADENDA: Sobre este assunto, ler posts e comentários no Canhoto e no Ma-shamba, e apontamentos de João Vasconcelos Costa.

No comments: