Tuesday, August 02, 2005

PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?
"Respeito muito os signatários, mas há sociedades que valorizam mais a especulação e a análise, enquanto outras valorizam mais a busca de soluções."(Manuel Pinho, Diário Económico, 28-07-07)
A desonestidade intelectual do ministro revela-se ao não citar os resultados apresentados na tabela 5 do mesmo estudo de Kamps. Aí pode-se ver que, e de acordo com os resultados do autor para Portugal, o investimento público leva a uma redução do PIB português. Ou seja, o ministro defende a construção do novo aeroporto e do TGV, com base num estudo que conclui que em Portugal os efeitos do investimento público são negativos!
... terá sido Pinho o grande responsável e o grande impulsionador deste projecto? Por outras palavras, será que Pinho tinha e tem a necessária força política no seio do Governo para impor um projecto desta dimensão e cuja sustentação assenta sobretudo em critérios de natureza política?Não me parece. Independentemente do seu entusiasmo pela Ota, Pinho não tem o peso político necessário para fazer vingar no Governo, por si só, um projecto desta dimensão. Pinho teve, seguramente, um ou vários apoios de peso.
Reflexões preguiçosas, em dia de Verão, ao sabor da maré baixa:
Barragem de informação irrelevante; uns peões do Governo para queimar; o foguetório de há semanas com o BES, os negócios da TAP, a «candidatura» de Soares, o amigo angolano, ventos do oriente...
ADENDA: Por falar em ventos do oriente, ler no Bloguítica o post 911.

No comments: