Termina assim um curto mas excelente post no blogo existo, em que se conclui que «como a nossa organização social assenta na obediência e no conformismo, não na investigação e no debate», as escolas não devem fomentar o espírito crítico nas criancinhas. Por aquilo que se conhece dos últimos trinta anos, as escolas têm fomentado tanto, mas tanto, o espírito crítico, que as consequências estão à vista de todos - péssimos resultados escolares, graves problemas disciplinares. Não chegámos ao estado a que chegámos por acaso. Em contrapartida, somos muito bons a opinar e criticar tudo e todos, sem que com a crítica sejamos capazes de construir algo de positivo . Está, portanto, em boa altura de mudar, "encarneirando" numa bovinidade tranquilizante. O Coelho agradece.
1 comment:
É o que eu estou sempre a dizer; os senhores não lêem o artigo "Why Johnny's teacher can't teach" da Heather Mac Donald.
Inclusive, este artigo já foi traduzido para o português, pelo Prof. João Carlos Espada e já foi publicado. Mas esta gente não lê!!!
Bolas, vou publicar a versão original no meu blog!
Post a Comment