Wednesday, July 06, 2005

Listas nominais de professores em greve

As listas foram solicitadas pela DREC, através de alguns dos seus coordenadores educativos, originando a apresentação de uma queixa-crime por parte do Sindicato de Professores da Região Centro (não esquecer o «activismo» do Mário Nogueira).
Confrontado com a situação, o Ministério da Educação veio, expeditamente, afirmar que não pediu " em momento nenhum, nomes e muito menos listas de professores em greve", acrescentando que "as comunicações solicitadas" se "destinavam única e exclusivamente à Inspecção-geral da Educação, o organismo competente para averiguar esta situação".
A resposta, de tão inteligente, deixou-me algumas questões:
- as comunicações solicitadas incluiam as famosas listas?
- se incluiam as listas, a IGE pediu-as por iniciativa própria, porque deixou de ser um serviço central do ME, não estando, portanto, a cumprir orientações da Ministra, logo, do Governo? autonomizou-se da tutela? com suporte em que fundamento legal, que ninguém deu por ele?
- se a IGE mantém a sua estrutura orgânica, foi a sua esfera de competência que foi alterada, de modo a conferir-lhe o direito a identificar, nominalmente, professores em greve? como?
- se nenhuma das anteriores é verdadeira, o que anda a fazer a Senhora ME? e, já agora, se a Senhora IGE exorbitou da sua esfera de competência, sem ordens expressas da ministra, por que razão isso não é dito?
- e a DREC foi a única Direcção Regional a pedir as listas? e se foi, por que razão o Director Regional, da confiança do actual governo, ainda se mantém em funções?
É impressão minha, ou há aqui duas leituras possíveis: ou no ME cada serviço faz o que quer e a tutela anda a ver navios, ou os dirigentes do ME, escolhidos por confiança política, mais não servem do que de bodes expiatórios aos erros da equipa governativa.

2 comments:

Miguel Pinto said...

“... no ME cada serviço faz o que quer e a tutela anda a ver navios, ou os dirigentes do ME, escolhidos por confiança política, mais não servem do que de bodes expiatórios aos erros da equipa governativa.”

Humm… onde se lê “ou” deve ler-se “e”.

Anonymous said...

Tem razão o comentador anterior poque andam todos ao molho e sem saber o que fazem. Cada nova equipa é pior do que a anterior são só boys e girls.