Wednesday, July 27, 2005

accountability

Quando o «tsunami» Soares/Cavaco começa a abrandar, as presidenciais ocupam de novo o Manuel, na Grande Loja, que conclui assim um post, com que pretende fazer-nos sorrir:
«Em bom rigor, Cavaco até já ganhou. Literalmente, e seja ou não candidato. O simples facto de ter forçado, porque forçou, a candidatura de Soares e esta ter originado a onda de indignação - mais ou menos virulenta, mais ou menos silenciosa - que originou, sobretudo numa certa esquerda que - indo votar de cruz em Soares - se sente defraudada, e manipulada, fará com que a prazo muita coisa mude. Cavaco poder ter tido muitos tabús, pode até ter gerido de forma péssima alguns deles mas nunca deu o dito por não dito.Por estes dias, e graças a Cavaco e ao fantasma da sua hipotética candidatura, muitos, e não só Manuel Alegre, começaram a perceber no que dá certa política dos valores, das causas, e dos princípios. Passarão no futuro a exigir maior clareza, transparência e accountability. Sem ser sequer candidato Cavaco já iniciou um processo, e uma onda, que tornará mais dia menos dia a vida política muito mais transparente. Só razões para sorrir
Tem razão, no que à acção pedagógica de Cavaco se refere (se bem que a relação causa/efeito que evoca tem algumas variáveis que aqui preferiu omitir). Só espero que o Professor, exercida a pedagogia, decida deixar o combate eleitoral a outro.

No comments: