Wednesday, July 13, 2005

Gaba-te cesto...*

As declarações de Freitas do Amaral sobre a eventualidade de um ataque terrorista em Portugal, mais do que um pretenso tranquilizante comentário para consumo interno, parecem uma bravata aos terroristas. E, salvaguardado o facto de serem, ou não, confiáveis as informações sobre a falta de indícios de actividade terrorista no nosso país, a explicação sobre o critério fotográfico roça a imbecilidade - algo que não se estranha na personagem.
A imprevisibilidade e o carácter aleatório do terrorismo deixam pouca margem a especulações lógicas, mas se pensarmos na Cimeira das Lages notamos que os três grandes protagonistas já foram atingidos; Portugal, nessa cimeira num lugar mais recuado, como anfitrião, seria agora a vítima «natural» numa lista de «importância». Contrariamente ao MNE, penso que Portugal será vítima de um atentado terrorista, pela participação nessa cimeira e não só, apesar de, sinceramente, não crer que as afirmações do nosso senil responsável diplomático possam tornar-se a causa precipitante; mas que estas declarações despropositadas devem fazer nascer nas mentes terroristas um «estás a merecer levar com uma bomba nos c*****», também acredito que façam. Vale-nos que a terrível agenda do terror não se compagina com fait-divers.
* silly season

2 comments:

AA said...

Muito bem. O mais grave nas declarações de Freitas é a insistência na relação entre o terrorismo e a guerra do Iraque, que em muito pouco contribui para o ataque ao problema.

crack said...

Caro AA
A insistência em relacionar o terrorismo à guerra do Iraque faz parte do argumentário daqueles que, como Mário Soares e a esquerda radical, lhe atribuem uma causalidade (há quem prefira dizer que o "legitimam")que não teve, não tem, nem nunca terá.
Por outro lado, «este» terrorismo é anterior à guerra do Iraque, pelo que só com mortais empranchados se poderá fazer esse nexo.
Enfim, já que somos maus em tudo, por que obtusa razão haveríamos de ser bons analistas em política internacional? Faltam-nos os genes!