Sunday, April 08, 2007

A propósito de uma discussão com as crianças da casa

Quando, sobre o cartaz dos Gatos Fedorentos, aqui me insurgi por estes considerarem o nacionalismo uma parvoíce, assumia que a palavra, no seu conceito virtuoso, significa a preferência por tudo o que é próprio da nação a que pertence, logo, tem como sinónimo primeiro, o patriotismo.
Que se queira associar o conceito de nacionalismo apenas às doutrinas políticas que lhe usaram, exacerbando, o sentido, é uma interpretação possível, mas redutora. Aliás, na minha opinião, o primeiro cartaz, mesmo que seja motivado por uma doutrina, ou reivindicação política de carácter nacionalista, usa o termo no seu conceito virtuoso, pelo que a resposta dos Gatos, para se assumir como uma resposta, o deveria ter feito na mesma linha conceptual. Se o fez, como o entendo que fez, a frase - nacionalismo é parvoíce - não é patriota, como reforça a afirmação que a antecede - com portugueses não vamos lá.
Lamentável, este disparate dos Gatos. Há que aceitar que até os génios, exactamente por serem génios, têm deslizes, mas perdoar-lhos, em nome da graça que, habitualmente, têm, não é sentido de humor, é cobardia intelectual.
Crianças, os vossos reparos são sempre muito bem recebidos, e não digam que é a casmurrice que me impede de vos dar razão. Parem para pensar, consultem um dicionário, e pensem o que quiserem. Mas dêem a vocês próprios a oportunidade de pensar, antes de irem atrás de uma generalizada e cómoda opinião.

1 comment:

Anonymous said...

O nacionalismo é um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico.

Costuma diferenciar-se do patriotismo devido à sua definição mais estreita. O patriotismo é considerado mais uma manifestação de amor aos símbolos do Estado, como o Hino, a Bandeira, suas instituições ou representantes. Já o nacionalismo apresenta uma definição política mais abrangente Por exemplo: da defesa dos interesses da nação antes de quaisquer outros e, sobretudo da sua preservação enquanto entidade, nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição identitária ou transformação.

São vários os movimentos dentro do espectro político-ideológico que se apropriam do nacionalismo, ora como elemento programático, ora como forma de propaganda. Durante o século XX, o nacionalismo permeou movimentos radicais como o fascismo, o nacional-socialismo e o integralismo no Brasil e em Portugal, especialmente durante o Estado Novo (Portugal).

Fonte: Wikypedia