Tuesday, April 12, 2005

Arrumar a casa (III)

«A proposta do Governo de limitação dos mandatos dos políticos vai aplicar-se a autarcas, presidentes dos governos regionais e primeiro-ministro e terá efeitos retroactivos.»
De uma penada, ou quase, o PS livra-se dos dinossáurios do poder local e regional. Dos seus e dos dos outros. Nada tenho contra a medida, porque até aos melhores, o tempo em demasia «apodrece».
Contudo, a «renovação», que esta medida permite antecipar, deixa-me uma preocupação, amarga: se o panorama da «matéria-prima» para o parlamento e governo vai já abaixo da fasquia mínima, o país «real» vai ficar bem entregue! Com poucas excepções, os caciques locais foram sempre uns furos abaixo do imaginável, não vai ser agora que vamos ficar melhor!

2 comments:

manuel cabeça said...

a renovação só pode acontecer em função do manancial de mão de obra existente, das pessoas que formam a sociedade.
Estou certo que concordarás comigo que, para além de qualquer suspeição, os políticos são pessoas e que integram e são reflexo desta sociedade que andamos, para o bem e para o mal, a (des)construir.

crack said...

É um prazer lê-lo por aqui.
Não poderia deixar de concordar que os eleitos, locais e outros, são o reflexo (uma «amostra, se quiser)do que somos. O que tenho podido constatar é que, em muitos mais casos do que os razoáveis, são o reflexo do que há de pior. Seja porque à partida já se recrutou nos níveis mais baixos, seja porque o exercício do poder trouxe à evidência o que de pior havia nos escolhidos. É este, aliás, um dos problemas actuais do exercício da política - a ela dedicam-se, preferencialmente, os menos aptos para os combates nas áreas profissionais, da cultura, do saber, da inovação (infelizmente, o PSD acabou de o demonstrar com a trágica passagem de Santana Lopes pela governação); esta maioria de medíocres tem conseguido afastar, silenciar e marginalizar os poucos que, sendo verdadeiramente bons, ainda encontram tempo, disponibilidade e espírito de serviço suficientes para uma carreira política (e já que falámos do PSD, também os lá há, mas em vias de extinção).