Tuesday, October 03, 2006

Hipocrisia

Segundo o Público, «em algumas escolas do 1.º ciclo não há aulas de Educação Moral e Religiosa (EMR) católica ou evangélica Ao que parece, depois de elaborados os mapas-horários não terá sobrado uma hora para esta disciplina, curricular mas não obrigatória, inviabilizando o direito à sua frequência, aos alunos que assim o desejavam.
As entidades responsáveis da Igreja Católica e da Aliança Evangélica Portuguesa denunciam a situação, mas são cautelosos na apreciação das causas, pelo menos enquanto não reunirem com a ministra da educação. Esta, por seu turno, já mandou um assessor dizer que "não tem conhecimento da existência de problemas", mas que "se há escolas onde dar essas aulas constitui uma dificuldade, as entidades, em conjunto com as escolas e as câmaras devem encontrar uma solução". Comentários para quê? A artista é portuguesa, e já nos habituou ao estilo!

1 comment:

Miguel Pinto said...

Uma colega do primeiro ciclo relembrava no seu blogue o seguinte, e passo a citar:
“[…] Língua Portuguesa - 8 horas
Matemática - 7 horas
Estudo do Meio - 5 horas
O resto do tempo fica ao critério do professor e pode até servir para reforçar estas disciplinas!!

Ficamos então com 2 horas e 30 minutos (apesar de em alguns documentos aparecerem 5 horas, porque se esqueceram que as crianças têm - pelo menos por enquanto - direito a 30 minutos de recreio por dia) para as seguintes disciplinas:

Expressão Plástica
Expressão Dramática
Expressão Físico-Motora
Expressão Musical
Formação Cívica
Área de Projecto
TIC

Feitas as contas dá cerca de 20 minutos para cada uma destas disciplinas...
Um tempão!” diz, e bem, a colega.

Não restam dúvidas que os professores do 1º ciclo encontraram a legitimidade que lhes faltava para evitar as expressões físco-motoras. Mas isto é outra conversa... Quanto às actividades de complemento curricular, onde é possível encontrar as actividades desportivas, fui alertado por um colega que trabalha num município da minha zona de residência que o ME não viabilizou a continuidade do projecto do ano transacto [no âmbito desse projecto, o transporte dos alunos até ao pavilhão municipal era assegurado pelo município e as aulas eram leccionadas por licenciados em EF] e, de forma compulsiva, o ME exige que as aulas no corrente ano lectivo sejam leccionadas nas escolas do 1º ciclo sem, no entanto, terem sido asseguradas as condições [dos espaços e materiais] para a prática de actividades físicas desportivas.
Voltando ao assunto da entrada: "A artista é portuguesa, e já nos habituou ao estilo!" ;) Nem mais!...