Thursday, May 26, 2005

Manuel Monteiro considera que os portugueses devem levar o Estado a tribunal pelo «assalto sistemático à bolsa da classe média».

Eu bem não queria dar razão ao homem, nem nunca julguei que isso pudesse um dia acontecer, mas não consigo deixar de subscrever algumas das perguntas que faz:
«Será que vivemos num País a sério? Estaremos acordados ou passamos por um sono profundo que parece não ter fim? Há défice e ninguém é responsável? Gastamos mais do que produzimos e ninguém sabia? Temos mais despesa do que receita e ninguém tinha dado por isso? Mas afinal quem mandou fazer os estádios de futebol, que agora estão às moscas? Quem consentiu que a Casa da Música, no Porto, custasse muito mais do que estava orçamentado? Quem autorizou as obras do Aeroporto Sá Carneiro e permite que, ano após ano, elas se arrastem? Quem pactuou com as sumptuosas obras na Madeira, pagas sabe-se lá bem quando e como? Quem vai gastar rios de dinheiro para fazer uma corrida de carros antigos no Porto? Quem adjudica obras públicas por um preço e as paga depois, por muito mais do que estavam orçamentadas? Quem nomeou os gestores dos hospitais que não souberam gerir nada e depois os recompensa com administrações em empresas públicas, ou lhes dá chorudas indemnizações se a sua comissão não chega ao fim? Quem criou institutos públicos, apenas para empregar amigos? Quem fomentou, e fomenta, as empresas municipais, algumas das quais têm apenas como único cliente a própria câmara? Quem aumentou o número de funcionários públicos? »
Se Portugal não fosse uma tanga de um país de tanga, seria altura de responsabilizar os políticos que nos puseram na situação em que estamos.

2 comments:

crack said...

Caro LS, depois de ouvir o Medina Carreira, mais me convenço que a tropa fandanga que nos governa, governou e governará deveria sentar-se no banco dos réus.
Um abraço para si também.

«« said...

ser riubado pelo estado já não surpreende ninguém, agora o que me faz ficar apreensivo é a redução drástica do intervalo entre os roubos....foi os 2,8 no 13º do Soares, foi o Cavaco e os seus elefantes brancos para o lado de belem, o guterres com os estádios, a tanga do Durão, a menina que recebia 3000 euros para cuidar da imagem (talvez não só...) do Santana e agora este....