Sunday, May 29, 2005

As primeiras reacções

Na sua mensagem, diz Chirac: «La France, pays fondateur de l'Union, reste naturellement, dans l'Union. Je tiens à vous dire, à dire à nos partenaires européens et à tous les peuples de l'Europe que la France continuera à y tenir toute sa place, dans le respect de ses engagements. J'y veillerai. »

Por seu turno, Durão Barroso pronunciou-se a favor da continuação do processo de ratificação, lembrando que “nove Estados-membros, representando a maioria” da população da União Europeia, “já ratificaram a Constituição Europeia”.

Do Reino Unido, contudo, chega a sugestão de um “período de reflexão” antes da cimeira de Junho do Conselho Europeu, porque, segundo Jack Straw, «o resultado [do referendo] levanta questões profundas a todos nós sobre o rumo da Europa».

Na Alemanha, o não francês é considerado um retrocesso para o processo de ratificação da Constituição, mas não o seu fim, e Schröder apressa-se a assegurar que este resultado não irá interferir na «parceria franco-alemã na e para a Europa».

E em Portugal? É distracção minha, ou ainda não há declarações oficiais?

No comments: