Tuesday, January 17, 2006

Sócrates conhecia a estratégia?

Houve quem tivesse achado disparatada a importância dada por alguns ao facto de Soares ter transmitido um recado do governo aos trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo. Questão menor, disseram, e seria, de facto, se o que estivesse apenas em causa fosse uma intromissão do candidato Soares em área do governo. Acontece que o episódio lança luz sobre o que uma parte do PS e o governo têm feito, e estarão dispostos a fazer, para eleger Soares, e essa vulnerabilidade do governo ficou, de imediato, evidente para Sócrates, que teve de vir, pessoalmente, minimizar os danos. Para isso, foi forçado a afirmar que uma informação previlegiada, como a que Soares obteve, teria sido fornecida a qualquer outro candidato. Só não acontece ser desmascarado, porque os candidatos estão demasiado cansados nestes três últimos dias de campanha, para virem interpelar o governo e exigirem que o PM cumprisse a sua palavra.
Obervado "por dentro", conclui-se que o episódio foi, milimetricamente, estudado para passar para o eleitorado a mensagem que era preciso passar, muito rapida e eficazmente - a de que Soares está disposto a vigiar e a pressionar o governo, e a obter deste uma reverente obediência, em questões de vital importância. Num momento em que as sondagens já demonstraram que o eleitorado está apetente por um presidente mais interventivo, Soares tinha que alterar, abruptamente, a sua estratégia. Fê-lo, com danos, mas, entre o deve e o haver, poderá ter ganho pontos. As sondagens dos próximos dias poderão ajudar a perceber se o resultado obtido corresponde à temeridade do gesto.
Sócrates veio dar "rede" ao seu candidato, mas a forma como o fez indicia que não deve ter estado por dentro da jogada. A relação do governo com Belém, no caso de Soares vencer, parece cada vez mais problemática. E, nesse cenário, Sócrates ver-se-á a braços com um PS que obedece a outro.

3 comments:

Rui Martins said...

Um erro tão crasso e básico como este estranha em Soares e até no inteligente Sócrates... Penso que o desespero que se começa a impôr na campanha de Soares e pode explicar esta azelhiçe... Porque o é. Lança confusão na campanha de Soares e revela alguma inconsistência em quem tanto criticou os riscos de intervencionismo de Cavaco.

crack said...

Caro Rui Martins
Azelhice? Não me parece. Temeridade, risco calculado, desprezo absoluto pelos cidadãos. E talvez outras coisas piores, de que nem vale a pena falar.

Rui Martins said...

Se calcularam o risco calcularam mal... Os resultados da coisa parecem-me bem mais negativos do que positivos... Na imagem e na consistência de Soares, sobretudo.