«Por meio da morte ou da doença, da pobreza ou da voz do dever, cada um de nós é forçado a aprender que o mundo não foi feito para nós e que, não importa quão belas as coisas que almejamos, o destino pode, não obstante, proibi-las.» Bertrand Russell
Monday, December 31, 2007
Antologia
Ponho um ramo de flores
na lembrança perfeita dos teus braços;
cheiro depois as flores
e converso contigo
sobre a nuvem que pesa no teu rosto;
dizes sinceramente
que é um desgosto.
Depois,
não sei porquê nem porque não,
essa recordação desfaz-se em fumo;
muito ao de leve foge a tua mão,
e a melodia já mudou de rumo.
Coisa esquisita é esta da lembrança!
Na maior noite
na maior solidão,
vem a tua presença verdadeira,
e eu vejo no teu rosto o teu desgosto,
e um ramo de flores, que não existe, cheira!
Miguel Torga
Ai que saudades!
Monday, December 10, 2007
Oprah Winfrey vende o seu "sabonete"
Oprah Winfrey usa todo o seu peso mediático e a sua enorme influência no apoio a Barack Obama, apoio traduzido em milhões de dólares angariados e dezenas de milhares de participantes arrastados aos comícios, para verem ao vivo a diva do talk show. Fosse oponente outro que não a loira senhora Clinton e, a constituir-se como mais um sucesso para uma das mulheres mais influentes do mundo, os Estados Unidos da América acordariam com um presidente negro, pela primeira vez na sua história. Assim, e muito devido à utilização que o marido resolveu dar à sala oval, Obama terá de ficar para mais tarde, depois da senhora Clinton.
Violência nas escolas*
Backbiting (6)
Cimeira UE/África - e depois do adeus
Sobre a vergonhosa e acéfala cobertura do evento pelos media, basta ler o Abrupto e o Portugal dos Pequeninos, para nos sentirmos acompanhados no asco pelo show que nos foi servido.
A náusea que constitui ouvir o recorrente auto-elogio de Sócrates, a propósito de tudo e de nada, transforma-se em vómito, quando, transportado nas asas da sua demencial auto-satisfação, o Primeiro-ministro português lança ao tapete, no rescaldo da Cimeira, um “espírito de Lisboa” a que, só por uma réstia de pudor, não se atreveu a dar o próprio nome.
Mais do que os discutíveis resultados da Cimeira, cujo sucesso se decidirá, em grande medida, pelas decisões de Pequim, os portugueses deveriam reter a forte mensagem que o auto-contentamento exacerbado de Sócrates revela: se de génio tem pouco, já de louco…
Saturday, December 08, 2007
Antologia
not heard that way before and not to be
repeated or ever be remembered
one that always had been a household word
used in speaking of the ordinary
everyday recurrences of living
not newly chosen or long considered
or a matter for comment afterward
who would ever have thought it was the one
saying itself from the beginning through
all its uses and circumstances to
utter at last that meaning of its own
for which it had long been the only word
though it seems now that any word would do
W.S. Merwin
E por falar do banquete da Cimeira UE/África...
Protocolo de Estado
Entre iguais!
Backbiting (5)
Thursday, December 06, 2007
O jogging em inglês técnico
Por cá, no dia-a-dia da santa terrinha, o mais que se lhe vê correr é a língua, quando, no hemiciclo do Parlamento, em cima dos delicados sapatinhos Prada, desanca os papalvos da oposição, que o votito popular lá colocou, como figurantes de luxo. No nosso cinzento quotidiano, bem podemos vasculhar a capital à procura de tão ilustre corredor de fundo, que o homem não põe os pés nas lusas vias, a não ser que evento popular o estimule, a bem dos flashes que piscam o olho ao voto popular, que, com tal proeza, visa conquistar.
Pois aqui fica um pedido - pelo menos que não termine a presidência portuguesa sem que o Primeiro engenheiro (?) dê um ar da sua graça, em calções da nova colecção Nike. Pode aproveitar a Cimeira EU/África para uma suada estafeta entre a tenda de Kadaphy e o Parque das Nações, ou a assinatura do Tratado, para uma meia maratona entre São Bento e os Jerónimos. Vá lá, nós merecemos, se não os tugas todos, pelo menos aqueles que votaram em si e que não devem ser apreciadores de outro esforço que não o de pernas, ou não estaríamos entregues a tão desportiva gente!
Cimeira UE/África
Broken Mirrors
J.R.R. Tolkien
Backbiting (4)
Backbiting (3)
Dupond e Dupont
Jorge Pedreira, o soldadinho de chumbo
Como reage o governo? Como é habitual, começa por relativizar o desastre relembrando que estamos muito bem acompanhados por alguns “grandes” na tabela inferir à média: Estados Unidos, Rússia, Itália, Noruega, Espanha, Luxemburgo; visto assim, já fazemos parte de um grupo de elite! Mas, desta vez, a equipa governativa da educação, já useira e vezeira em fazer pouco do povinho bruto e ignaro, vai mais longe e, pela voz do autorizado secretário de estado Pedreira, faz o diagnóstico e aponta a terapêutica: a culpa de tão baixo nível reside no exagerado número de retenções, que as escolas portuguesas continuam a praticar. Malandros e ignorantes, os professores, que assim ameaçam o futuro das brilhantes criancinhas e põem em causa o bom nome da pátria inteligência! Há que acabar com a maldição das retenções!
Para nos animarmos, e recobrarmos a esperança nos próximos Pisas, pensemos um pouco – este governo acabou com os chumbos por faltas; entretanto, prepara-se para acabar com os chumbos, de todo; pelo meio, conseguiu associar a avaliação dos docentes aos resultados dos alunos; acompanha estas medidas de secretaria com um discreto, mas contínuo, abaixamento dos níveis de exigência na qualidade e na quantidade dos conteúdos programáticos; coroa tão belas práticas, com uma acautelada “preparação” dos exames, para que os resultados destes contrariem as estatísticas da desgraça, e injectem esperança na alma lusa. Depois de tão concertadas medidas, alguém duvida que, dentro de uns anitos, poucos, estejamos a subir lugares na tabela como o João Garcia sobe aos tectos do mundo? Eu não duvido, antes tenho a certeza! Só que, contrariamente ao João Garcia, coitado, que perdeu o nariz nas gélidas aventuras montanhistas, o nariz do governo crescerá, tanto, tanto, que deixaria mudo de espanto o próprio Gepetto! Finalmente, ficaremos todos felizes! Cada vez menos sábios, mas felizes, a bem da nação!
Wednesday, December 05, 2007
PS e PSD chegaram a acordo na CML*
* alguém acreditaria que seria diferente?
Antologia
sensation that I love, come back and take hold of me
when the body's memory revives
and an old longing again passes through the blood,
when lips and skin remember
and hands feel as though they touch again.
Come back often, take hold of me in the night
when lips and skin remember...
Constantine P. Cavafy
E por falar no Eurostat...
Só pode ser mentira!
Backbiting (2)
Backbiting (1)
Longe vão os tempos (1991) em que a revista People a elegeu uma das 50 pessoas mais belas do mundo. Aos 49 anos, sem a preciosa ajuda dos milagreiros de imagem, Madonna está um “caco”. De facto, os últimos instantâneos da senhora desfazem, impiedosamente, o mito do glamour, e deixam dúvidas acerca da propalada boa forma física da cantora. Repare-se nos olhos doentios atrás de óculos protectores, no ar abatido e, sobretudo, no enorme envelhecimento que as esqueléticas mãos e os cadavéricos braços denunciam.