Thursday, December 06, 2007

Jorge Pedreira, o soldadinho de chumbo

Continuando na senda do posicionamento de Portugal nos rankings mais variados, dos quais nós, o povo inculto e maledicente, seleccionamos sempre os que nos são menos favoráveis, olhemos para os resultados do Pisa 2006, que nos colocam abaixo da média nos indicadores de performance dos alunos portugueses - 37.º lugar entre 57 países e um desempenho abaixo da média nas ciências, conhecimento da língua e matemática.
Como reage o governo? Como é habitual, começa por relativizar o desastre relembrando que estamos muito bem acompanhados por alguns “grandes” na tabela inferir à média: Estados Unidos, Rússia, Itália, Noruega, Espanha, Luxemburgo; visto assim, já fazemos parte de um grupo de elite! Mas, desta vez, a equipa governativa da educação, já useira e vezeira em fazer pouco do povinho bruto e ignaro, vai mais longe e, pela voz do autorizado secretário de estado Pedreira, faz o diagnóstico e aponta a terapêutica: a culpa de tão baixo nível reside no exagerado número de retenções, que as escolas portuguesas continuam a praticar. Malandros e ignorantes, os professores, que assim ameaçam o futuro das brilhantes criancinhas e põem em causa o bom nome da pátria inteligência! Há que acabar com a maldição das retenções!
Para nos animarmos, e recobrarmos a esperança nos próximos Pisas, pensemos um pouco – este governo acabou com os chumbos por faltas; entretanto, prepara-se para acabar com os chumbos, de todo; pelo meio, conseguiu associar a avaliação dos docentes aos resultados dos alunos; acompanha estas medidas de secretaria com um discreto, mas contínuo, abaixamento dos níveis de exigência na qualidade e na quantidade dos conteúdos programáticos; coroa tão belas práticas, com uma acautelada “preparação” dos exames, para que os resultados destes contrariem as estatísticas da desgraça, e injectem esperança na alma lusa. Depois de tão concertadas medidas, alguém duvida que, dentro de uns anitos, poucos, estejamos a subir lugares na tabela como o João Garcia sobe aos tectos do mundo? Eu não duvido, antes tenho a certeza! Só que, contrariamente ao João Garcia, coitado, que perdeu o nariz nas gélidas aventuras montanhistas, o nariz do governo crescerá, tanto, tanto, que deixaria mudo de espanto o próprio Gepetto! Finalmente, ficaremos todos felizes! Cada vez menos sábios, mas felizes, a bem da nação!

No comments: