Monday, December 04, 2006

«A aparência das virtudes é muito mais sedutora do que as próprias virtudes...»*

A medida é uma boa medida? Será, mas não é isso que está em causa, apenas uma consistente impressão de que não deixa de pecar por excesso, num sistema fortemente carenciado de outros técnicos - especializados em educação especial, técnicos especiais, terapeutas, assistentes sociais, psicólogos...
Quando pensamos que temos jovens a precisarem, urgentemente, de apoio de técnicos em educação especial, que não chegam para as necessidades; quando a vivência em meio escolar sofre a erosão que todos constatamos, fortemente agravada pela inexistência de psicólogos e de assistentes sociais; quando os casos mais dramáticos que as escolas identificam, no domínio da alimentação, são os dos alunos que desmaiam de fome, por não terem o que comer em casa; quando, desde há muitos anos, são várias as cantinas e refeitórios escolares em que se disciplinam os consumos de guloseimas e se incentivam os bons hábitos alimentares; neste panorama, a medida parece de um oportunismo algo descarado, a reboque de uma opinião publicada, sem dúvida pertinente, mas exagerada, quando tantas outras necessidades, quiçá mais prementes, ficam sem resposta, perante a passividade do ME.
Como diria Coco Chanel, vestir os rotos é sempre uma obra de misericórdia, mesmo que seja apenas com um casaco de arminho, sobre os seus corpos nús. Nas escolas, onde tantos técnicos faltam, começamos por pagar aqueles que devem ensinar os alunos a comer, quem sabe se os outros não virão de brinde?
*Madame de Riccoboni

2 comments:

Anonymous said...

Basta ver as reportagens feitas nas escolas para se ver como os jovens portugueses estão tão obesos, tão obesos, que até, parecem os americanos.

Anonymous said...

Já me esquecia, mas gostei da caridade da Chanel. É uma pena a madame já ter morrido.Deixou um substituto?