Friday, June 23, 2006

Muito bem!

A lamentável prestação da equipa da 5 de Outubro não deve cegar-nos relativamente ao que de bom faz, ou diz querer fazer, no sector da educação.
A desastrada Ministra da Educação, talvez sacudida por uma inesperada reportagem televisiva que veio pôr a nú a violência que grassa no nosso meio escolar, parece ter percebido muito bem como resolver esse grande problema das escolas portuguesas, e manifestou já a intenção de conceder às escolas situadas em meios sociais problemáticos, com muitos casos de indisciplina, a possibilidade de serem elas a recrutarem directamente professores, escolhendo estes em função das características próprias, do seu perfil profissional e da apetência para lidar com situações extremas.
Que esta boa decisão não venha a tropeçar nas teias da burocracia e dos interesses corporativos do costume, é tudo o que se espera. E que o ME perceba que, além da selecção dos professores, há que dar a estas escolas outros instrumentos para enfrentarem situações para as quais não existe resposta no quadro legal e organizativo que presentemente existe.
E, já agora, que este seja um primeiro passo para uma efectiva autonomia de todas as escolas.

No comments: