«Por meio da morte ou da doença, da pobreza ou da voz do dever, cada um de nós é forçado a aprender que o mundo não foi feito para nós e que, não importa quão belas as coisas que almejamos, o destino pode, não obstante, proibi-las.» Bertrand Russell
Friday, November 24, 2006
Constitucionalidade do ECD?
O inverno do nosso descontentamento
Entusiasmos a despropósito
Monday, November 20, 2006
Santana Castilho diz o que outros não disseram
Sunday, November 19, 2006
Lumière
Realizado em 1931, por Fritz Lang, M é considerado por muitos a sua obra-prima, apesar do reconhecimento generalizado por outras obras do realizador, como Metropolis, o filme que antecedeu este, ou o Testamento do Dr. Mabuse, que filmou imediatamente a seguir.
M narra a perseguição da polícia e do próprio submundo do crime a um psicopata assassino de crianças, e é o primeiro grande papel de Peter Lorre (1904-1964), um actor nascido na Hungria, mas que iniciou a sua carreira na Alemanha e na Áustria, mudando-se primeiro para Inglaterra, e depois para os Estados Unidos, para fugir ao nazismo. Com um tipo físico muito característico, os olhos salientes, a voz rouca e uma cara perturbantemente ingénua, a sua insuperável performance em M marcou-lhe toda a carreira, especializando-se em filmes negros e papéis de personagens inquietantes. Será recordado ainda pelos seus pequenos, mas marcantes, papéis secundários n'O Falcão de Malta e Casablanca, antes de a sua carreira ter entrado em declínio, na década de 50.
Saturday, November 18, 2006
Do mar e da memória
Thursday, November 16, 2006
«Teu corpo é tudo o que brilha/Teu corpo é tudo o que cheira...»*
No caso da modelo espanhola Ester Cañadas, a transfiguração a que se submeteu, e que resulta evidente nestas fotos, teve como resultado um salto qualitativo na sua carreira internacional, e engordou a agenda de médicos e clínicas, que efectuam aumento dos lábios. Infelizmente, esta ânsia pela imagem que mais "vende", esta escravidão aos ditames da moda, que se vem generalizando a uma velocidade preocupante, nem sempre tem um final feliz. Já esta semana, a anorexia matou uma modelo brasileira, de 21 anos, mais uma vítima de padrões estéticos impostos pela indústria da moda, mas que estão hoje perfeitamente assimilados pelas nossas sociedades modernas, com nefastas consequências, sobretudo na população abaixo dos trinta anos. É tempo de remar contra esta tendência, como fez o município de Madrid.
Voltar o feitiço contra o feiticeiro
Wednesday, November 15, 2006
Ainda a TLEBS
O TC aprovou o referendo ao aborto
Carmona Rodrigues rompeu a coligação na CML
«As suspeitas são entre os pensamentos o que os morcegos são entre os pássaros; voam sempre ao crepúsculo.»*
Cada corte tem o seu bobo
Monday, November 13, 2006
Mentira e (in)consequência
Sunday, November 12, 2006
O Congresso do PS
Lumière
Realizado em 1949 por Jean-Paul Le Chanois, conta, bem ao gosto francês, a história dramática de uma bailarina envolvida num triângulo de desejo, paixão e ciúme. De notável, a presença da que se tornaria uma das grandes damas do cinema francês, Michèle Morgan, aqui a contracenar com o que foi o seu segundo marido, Henri Vidal. Michèle, senhora de uma beleza clássica e imponente, trabalhou com alguns dos mais prestigiados realizadores das décadas de 40, 50 e 60, tanto em França, como em Hollywood. Após uma carreira de sucesso, dedicou-se à pintura e ao desenho de gravatas. Os seus magníficos olhos verdes, eternizados na tela, deram-lhe o mote para a autobiografia, «Avec ces yeux-là».
Do mar e da memória
Friday, November 10, 2006
Autoridade à deriva
Um assombro??? Freud explicaria...
A ler
Tuesday, November 07, 2006
Une nouvelle approche pour combattre la dyslexie
Dificuldades no ensino superior politécnico
Boa decisão
Monday, November 06, 2006
A eficiência da ministra da educação
Friday, November 03, 2006
"Passam aqui uns rios" *
O domínio da sentimentalidade, ou como crescer em sabedoria
Thursday, November 02, 2006
We have kaos in the garden*
"Esta bruxa tem percorrido o jardim a distribuir maças vermelhas envenenadas por professores, alunos e pais. Tenham medo, muito medo." - Aqui.
* Pode questionar-se o bom gosto, mas não o sentido de oportunidade e o humor, que, frequentemente, está presente nas "figurinhas" deste blog.