Wednesday, January 17, 2007

O palhaço dos sete intrumentos?

Temos que perceber que o ME, sabendo como, há vários anos, já está contemplada no quadro legal em vigor a figura do professor por área, no 2º ciclo (se bem que tal prática nunca tenha sido totalmente implantada), resolveu passar à fase seguinte e faz um upgrade da legislação em vigor, mais adequado a estes tempos de contenção e rigor, que agora vivemos. O resultado (ai, os resultados!) é Excelente, como medida de gestão. Poupa-se na formação inicial dos futuros professores, poupa-se no número de docentes, facilita-se a mobilidade destes e simplifica-se a gestão administrativa do pessoal docente, cuja tutela se pretende transferir para as autarquias. Pelo caminho, beneficiam-se os alunos, que deixam de sair do regaço do professor único do 1º ciclo, para as garras de mais de meia dúzia de professores, no 2º ciclo, com todos os traumas que tal situação não pode deixar de lhes provocar.
Apesar da excelência da medida, os sindicatos insurgem-se, vamos lá saber porquê?! E se em vez de reclamarem (já perceberam que não vale a pena, ou ainda não?) resolvessem antecipar-se ao ME e propor ao governo que alargue já este modelo ao 3º ciclo e, no próximo ano, ao secundário, para que, antes de 2015, estejamos em condições de poder avançar para a experiência pedagógica do professor-virtual? Com boa vontade, se formos muito aplicados, em breve deixaremos de precisar de professores e, com uma boa ajuda do SNS, quem sabe, talvez até deixe de haver alunos.
ADENDA: Para que não se pense que esta proposta não é exequível, tendo como fonte os recenseamentos escolares de 2005/06 e 2006/07, verificamos que, do ano lectivo passado para este, o ensino público, do pré-escolar ao secundário, tem menos 7450 docentes. Como, simultaneamente, temos mais alunos no sistema, só podemos concluir que, tal como Cristo na Terra, esta ministra tem poderes milagrosos: ao que consta, não multiplica pães, só professores.

2 comments:

Anonymous said...

pode ser excelente crack.não sei se o é nem me interessa discutir porque não sou especialista em educação.
mas isto é claro que não é a pedagogia que está aqui em causa .é o dinheiro .

com isto , está o caminho aberto para se mandar embora uns poucos de professores...

Anonymous said...

Tá lindo sim senhor :)))