Tuesday, July 18, 2006

As trapalhadas na educação somam e seguem...

Que a ministra desde sempre se esconde numa atitude de superioridade ofendida, para fazer de conta que faz bem o que não faz e o que faz mal, só não percebem os que nada sabem do que, realmente, se passa nas nossas escolas.
Que Sócrates bem deita a mão à ministra ao mesmo tempo que nos deita poeira para os olhos, nem estranhamos. Afinal, este é o estilo desta criatura que, com esperteza, reconheça-se, percebeu por que dizem os estrangeiros que os portugueses são burros, apropriou-se da manjedoura e dá-nos a palha que engolimos, dóceis e ainda agradecidos pelas migalhas.
Que na educação se instalou o caos e que pouco do que tem sido feito se aproveita para a melhoria do sistema educativo, é um facto, comprovável, se esquecermos os favores e fretes da comunicação social, se ignorarmos os comentários de alguns comentadores que escrevem para ficarem bem no "boneco" e, principalmente, se formos capazes de enfrentar o facto de que os interesses dos pais e os interesses do Estado relativamente à educação dos infantes lusos serão sempre antagónicos, pelo que quando ministério e pais aparecem de braço dado é porque o lobby dos pais venceu o governo, e nada do que efectivamente interessa para a melhoria do sistema educativo saiu de tal abraço.
As trapalhadas com os exames continuam, mas a ministra, com o frete dos deputados do PS, tem escapado a responder perante a nação. O PSD acordou tarde, demasiado tarde, mas essa é já a sua imagem de marca, Mendes style, ou uma oposição credível, como preferem, ele e o seu grupo, designarem a coisa. Com a rédea solta, do alto da sua "competência", o ME recusa responder sobre tamanha trapalhada e, acossado com pedidos de generalização da excepção aberta para os exames de Química e Física aos outros exames em que se verificaram erros, remeteu essa possibilidade para o próximo ano! Incrível, ficámos a saber que, não só não haverá consequências para os actuais responsáveis pelo caos, como o governo admite (ESPERA?) que os erros se repitam no futuro e aí, sim, abrirá as excepções todas, com "competência e zelo"! E tem a ministra o topete de criticar a falta de profissionalismo dos professores! Noutro país, estaria já na rua. Aqui, ainda a querem "vender" por competente! VERGONHA!
Entretanto, as trapalhadas com a organização do próximo ano lectivo continuam, com um despacho a contrariar o ECD ainda em vigor, "antecipando" as conclusões de uma negociação que ainda não se fez!!! Os conselhos executivos dispõem-se a executar as ordens despachadas, para não serem eles "despachados" e substituídos por outros (não é assim, Paulo?). Nem nos idos do velho botas, tamanha mistificação, servida de prepotência q.b., se faria melhor! VERGONHA!
E, de VERGONHA em VERGONHA, assim vai a educação neste país. E nós, todos caladinhos e mansos, como convém. Até quando?

2 comments:

Anonymous said...

Alguém perguntou quem é o parente de ministro que beneficia com esta excepção? Lembram-se do caso do enteado da Maria de Belém quando era ministra e se abriu uma excepção só para esse aluno? Não foi assim há tanto tempo, pois não?

Anonymous said...

E a filha do Martins da Cruz, não conta? Até fez cair o ministro. Eles são tudo farinha do mesmo saco, portejem-se uns aos outros.