Thursday, February 16, 2006

A tradição não é seguro de vida

Ouvindo alunos e professores a propósito do encerramento da Escola Secundária de D. João de Castro, até parece que julgam poder travar o mesmo só com o argumento da utilização "comercial", que inventaram que vai ser dada ao local. A Junta de Freguesia, cinicamente, apoia a comunidade educativa na comunicação social, mas não vai descurando outras "linhas de diálogo". É a vida!

7 comments:

Anonymous said...

Mas justifica-se ou não, o encerramento? Há anos que oiço dizer que a escola vai fechar, portanto não será uma opção política.

crack said...

Caro Luís, num certo contexto (consecutiva perda de alunos, envelhecimento populacional na zona envolvente, oferta educativa)justifica-se, naturalmente. A opção por a manter aberta poderia passar por uma profunda "revolução" no entendimento que, generalizadamente, se faz das vantagens de escola de proximidade. Não me parece, contudo, que, para já, uma solução deste tipo encontre eco nos responsáveis políticos e na administração educativa.

rui said...

"...julgam poder travar o mesmo só com o argumento da utilização "comercial", que inventaram que vai ser dada ao local"
- Qual vai então ser a utilização dada ao local?

"A Junta de Freguesia, cinicamente, apoia a comunidade educativa na comunicação social, mas não vai descurando outras "linhas de diálogo"."
- Que outras "linhas de diálogo" estão a ser seguidas pela Junta de Freguesia, pode saber-se?

crack said...

Caro Rui
«Qual vai então ser a utilização dada ao local?»
Se acreditar no que o PS diz, vai continuar a ser um espaço educativo.
«Que outras "linhas de diálogo" estão a ser seguidas pela Junta de Freguesia, pode saber-se?»
Se acreditou na propaganda eleitoral do PCP, grandes projectos para a requalificação urbanística daquela zona de Alcântara constituem uma prioridade para esta Junta, que tudo fará para que sejam, no mais curto prazo, uma radiosa realidade.

rui said...

ok, vamos ver se este não se tornará em mais um processo de conteúdo altamente "educativo".

quanto à junta de freguesia de Alcântara... julgo que é de gestão CDU, e por muito que se continue insistentemente a falar "de abril" a propósito de tudo e de nada, a CDU ( e o PC sejamos directos) já não é ( não poderia ser até para bem da sanidade mental dos visados) o que era. No entanto, não vejo o actual presidente da junta (vão-me dizer, é claro, que se trata de um "dinossauro autárquico")a alinhar num processo de especulação imobiliária de contornos pouco claros( parece-me que é o que sugeres, se não for avisa) quando justa ou injustamente ganhou a reputação oposta de "força de bloqueio" a esse tipo de actividades.
(lembrar as torres do siza, a urbanização da tapadinha, etc..)

crack said...

Caro Rui
Um «processo de especulação imobiliária de contornos pouco claros» - nem sugeri, nem me parece que a conclusão sobre a tonalidade dos contornos deva estar, desde logo, associada a qualquer projecto de intervenção imobiliária. Quanto aos dinossauros políticos, só resistem à conta da sua camaleónica capacidade de adaptação (mesmo os do PCP), pelo que as forças de bloqueio são como as cerejas, só aparecem no tempo delas.

Anonymous said...

Nos jornais de hoje o Presidente da Junta ameaça impedir o encerramento da escola.