Thursday, February 23, 2006

A arma de Sócrates

Dela, fala-nos a Constança Cunha e Sá, chamando-lhe o novo estilo da governação PS, de que nos fornece exemplos que vão da veneração a Bill Gates aos anúncios de inconcretizáveis planos e medidas, dos quais nunca mais se ouve falar, após cumprida a sua finalidade propagandística.
Talvez por não ser assunto que lhe desperte o interesse, omite CCS a prestidigitação a que se tem dedicado o ME, fazendo passar por valiosas soluções para os alunos, e para a educação em geral, as medidas avulsas e sem critério que tem lançado para o terreno, e que pouco mais têm conseguido do que porem os professores à beira do desespero e provocarem o caos em escolas que precisavam de tudo, menos de "inovações" que viessem potenciar a sua tradicional ineficácia na gestão e no funcionamento.
Dadas a visibilidade e a influência de que goza O Espectro, tenho a petulância de sugerir a CCS e a VPV que se debruçem, um pouco, sobre este novo estilo em matéria educativa, atrevendo-me, até, a propor-lhes um exercício inicial: compararem o aviso de abertura do concurso de professores com o respectivo decreto-lei e tentarem não encontrar diferenças, contradições, omissões e outras perversões (na perspectiva legislativa, bem entendido). Se o objectivo é fazer de conta que se melhora o sistema, até poderíamos fingir que acreditamos, não fosse o facto de as consequências recairem, por inteiro, sobre os alunos, no que não passa de mais uma experiência pouco estudada, mal preparada e pior executada, com o objectivo mal encoberto da penalização dos professores - veja-se o caso da educação especial, um aborto normativo de consequências imprevisíveis. É, de facto, um novo estilo, mas um estilo muito duvidoso, também.

4 comments:

Pedro said...

De facto, há muita desinformação ao nível da educação...
E a opinião pública não sabe a realidade das escolas portuguesas...

Anonymous said...

Deixa de haver educação especial no secundário?

crack said...

Caro Pedro, a grande parte dos clientes do sistenma educativo só lhes interessa que as escolas façam a guarda dos alunos, que os passem de ano e que lhes proporcionem o que, não competindo à escola, as famílias há muito deixaram de querer dar às suas crianças e jovens - formação pessoal, social e cívica, atenção, afecto, disciplina, e um longo etc..., que nem vale a pena enumerar.

crack said...

Caro Luís, o secundário não aparece contemplado nas vagas a concurso, que são para os agrupamentos. Parece que, para o próximo ano lectivo, irá haver colocações directas, por qualquer regime próximo do destacamento, mas a situação não estava ainda clarificada, ao que julgo saber.