Monday, February 06, 2006

Menores cada vez mais em risco?

Segundo o DN de hoje, «As comissões de protecção de crianças e jovens vão deixar de acompanhar os processos por elas instaurados, devolvendo-os aos serviços de origem Segurança Social, hospitais, escolas, autarquias e outros, de acordo com o problema detectado. A ideia é aliviar estas estruturas do excesso de trabalho - um técnico chega a acompanhar em permanência 200 famílias -, para o qual não estão dimensionadas nem preparadas
Por que será que as medidas que esta notícia antecipa me cheiram a varrer a poeira para debaixo do tapete? O que parece é que, em vez de uma reestruturação séria das equipas, o que vai fazer-se é enrolar os problemas , tipo pescadinha de rabo-na-boca, deixando as situações, na sua maioria a requererem uma intervenção multidisciplinar, sem uma efectiva entidade de coordenação e controle, com capacidade de uma acção célere, competente, eficaz e responsável.
Aliás, as duas notícias do DN de hoje, sobre este assunto, deixam margem a uma dúvida pertinente sobre um desnecessário e deslocado "branqueamento" da actuação das Comissões de Menores e, pior, deixam a sensação de que ninguém se quis meter no vespeiro que as CPCJ constituem, antes querem fazer de conta que as mudam, mas, realmente, deixam tudo pior.

4 comments:

Anonymous said...

Esperava outra coisa?

Rui Martins said...

E Portugal continua assim a abandonar aqueles que precisamente menos abandonados deviam ser... Isto enquanto a adopção ainda é aquilo que é e a cultura da irresponsabilização se instala em todos os níveis do Estado.

Impunha-se reforçar os poderes e os números das comissões, nunca o oposto.

crack said...

Caro Luís, como escreveu o poeta, "pelo sonho é que vamos". Por vezes, ainda me permito sonhar.

crack said...

Caro Rui Martins, como diz, as notícias sobre a adopção não são animadoras.Entretanto, os mais indefesos continuam abandonados pelos que têm a obrigação de os proteger. Sobre as CPCJ, estamos conversados, como se percebe.