Saturday, February 25, 2006

Carnaval de ontem e de hoje

Do apartamento de Dora Ouve-se o ruído lá fora Do carnaval que já vem. O samba do morro desce E a gente do morro esquece Do gosto que a vida tem.
Vovó fica alarmada! Que terror esta enxurrada De gente suja e brutal! As mulheres, quase nuas, Homens de saia, nas ruas, — Meu Deus, isto é carnaval?
“No seu tempo”, felizmente, Era tudo diferente À neta ela explica, então: — Gente distinta, educada, Batalhava na calçada Do Jockey, que animação!
O corso era uma beleza!
Que elegância, que riqueza De confeti e serpentinas! Sobre as capotas descidas Moças bonitas, vestidas Das fantasias mais finas.
Nos bailes, que brincadeira! Nem pulos, nem bebedeira, Todos podiam dançar. Mas de outro modo, distinto: Se era “família” o recinto, Ninguém mais podia entrar.
Dançava-se o tempo todo. Brincava-se mesmo a rodo, Sem mal, contente e feliz. E o lança-perfume, eu penso Não era usado no lenço E abusado, no nariz!
Às vezes, um mascarado Chegava, alegre e engraçado, Metido num dominó. Passava, dando os seus trotes, Depois lá ia, aos pinotes, Brincalhão, como ele só!
E a Vovó contava à neta... Dorinha ouvia, bem quieta Mas, de repente diz: - Qual, Vovó, desculpe o que eu digo Mas que chato é o tempo antigo! Meu Deus, isso é Carnaval?
Cruz e Sousa

2 comments:

Anonymous said...

Estivemos aqui pela primeira vez e gostamos deste blog. Continue assim!

ideiasfixas.blogs.sapo.pt

Podemos colocar o vosso link?

crack said...

Caro Sá Morais
Obrigado. Volte sempre.
Se assim o entender fazer, agradeço a amabilidade do link, que só não retribuirei porque este blog não tem links.