Sunday, August 16, 2009

A utilidade da Parque Escolar, empresa pública

Que a recuperação das grandes escolas secundárias se impunha, sabe-se. Que, além das secundárias, muitas outras necessitavam, com urgência, de intervenções, ainda o sabem melhor os milhares de alunos e as centenas de professores que, ao longo de anos, sofreram a estudar e a trabalhar nesses locais inimagináveis. (E quantas destas continuam na mesma? Informem-se, que é significativo.)
Pelo estado em que se encontrava uma parte significativa do parque escolar, a criação da empresa pública e consequente retirada às DRE's de competência de obras no parque escolar tutelado pelo ME parecia, pois, justificar-se, e merecer os elogios que, a propósito, foram feitos à ministra.
Por aqui, compreendendo-se a necessidade que poderia justificar a medida, surpreendeu-nos o aparecimento dos milhões afectos à tarefa atribuída à Parque Escolar, quando até aí as DRE's se debatiam com sérios problemas para remendar uma simples caldeira numa escola, ou tinham que esmolar e regatear entre si PIDDAC para poderem acudir a necessidades prementes de edifícios antigos, ou para a construção de edifícios novos, mesmo quando as rupturas da rede escolar mais do que justificavam a construção destes. Como algumas DRE's tinham nos seus serviços arquitectos e engenheiros bastantes para os projectos e obras a realizar, também se compreendia que, com o aparecimento da Parque Escolar, se tivessem integrado alguns deles na empresa. Fomos esperando para ver, dando-se o benefício da dúvida, mas, entretanto, começaram a soar bocas de negociatas que o espartilho das DRE's não permitia fazer. Começava a encontrar-se explicação para a razão de ser e para o "sucesso" da Parque Escolar. Finalmente, que isto de eleições tem este efeito, os segredos começam a transpirar. Claro que vai dar em nada, como sempre. Ao menos, ficaram algumas escolas arranjadas, e uns quantos senhores mais ricos. É a vida, como dizia o outro (era engenheiro, claro!).

1 comment:

Anonymous said...

Posso esperar pelo seu comentário ao programa do PSD?
Fico a aguardar...
LF