Thursday, October 25, 2007

Estatuto do Aluno

Teria razão o CDS/PP, se o objectivo do governo fosse outro que não o de trabalhar para a sua imagem e para as estatísticas favoráveis, com que quer mascarar a destruição sistemática que está a efectuar a algumas das estruturas essenciais da nossa vida colectiva, nomeadamente a Escola.
Sabendo ao que vem o governo, não tendo dúvidas que o quotidiano das escolas é uma guerra perdida pelo sucesso educativo (o que é isso?), o melhor é enfrentar a realidade com pragmatismo e desistir, não dando a impressão que se abandonou a luta.
Os alunos querem ficar em casa, na rua, no centro comercial? Problema das famílias. A escola informa das faltas e só precisa de saber se o aluno, apesar de não pôr os pés na escola, sabe o mínimo para lá regressar, e passar de ano! Querem melhor? Mas isto é um achado - os professores têm menos alunos na turma, uf, que alívio!; os jovens andam à solta, e, com sorte, aprendem mais na internet do que num trimestre inteirinho na aula; os papás deixam de ter manhãs de combate a tentarem enfiar as lindas criancinhas na escola; e aquelas que se perdem pelos esgotos da vida, serão aqueles que se perderiam de qualquer maneira.
Em nome da paz podre, dos resultados a fingir e das escolas imaginárias do sucesso educativo, aprovo.

No comments: