Monday, March 13, 2006

O governo anunciou a intençao de criar provas nacionais de admissão à carreira docente.
A meu ver, não se justificam, nem o alarido que por aí vai nos representantes da classe, nem o tom com que o ME anuncia a intenção, reforçando, uma vez mais, a ideia de que a qualidade profissional dos professores é o pior dos males de que enferma a educação.
Num conjunto de medidas que visam assegurar a qualidade do ensino, e no que ao desempenho dos professores respeita, tão importante como estabelecer critérios de admissão à entrada na carreira, são a formação contínua, a avaliação dos professores e as condições que se criem para o exercício da função docente. Esperemos, portanto, que o governo não se fique apenas pelo tapete da entrada.

2 comments:

Pedro said...

Também penso que esta proposta peca por defeito. Há muito mais para fazer em termos de elevação do nível de exigência da classe docente do que este tipo de medidas quase profilácticas...

crack said...

Caro Miguel, de cosmética se trata, como sabemos. Mas, sabendo-o, não deixemos, por isso, de tirar o melhor partido desta "genuína" preocupação do governo, em prol de melhores condições para o exercício condigno da profissão docente.