Tuesday, March 28, 2006

"Hell yeah this crazy life around me/It confuses and confounds me"*

(foto roubada ao French Kissin')

O Iraque, três anos depois, merece esta reflexão de jmf. Se, presentemente, é fácil, até para o mais ingénuo dos observadores dos meandros da política internacional, como eu, conseguir perceber que daquele atoleiro não se vai poder sair bem, a alternativa que havia há três anos atrás ter-nos-ía mais "confortáveis" hoje?
* Neil Diamond, Hell Yeah / 12 songs

4 comments:

Anonymous said...

Havia outra alternativa?

Rui Martins said...

da maneira como correm as coisas, importa agora aos americanos sair de qq maneira. Os iraquianos que alinharam com os invasores que se cuidem... os curdos podem contar com as garras otomanas a norte e os shiitas, se os EUA consumarem o ataque ao Irão vão perder um aliado decisivo para se manterem no poder.

Que salganhada! Porque não atacaram a Coreia do Norte em vez do Iraque? Esse tinham a bomba, são governados por uma família de doidos perigosos e pelo menos não ameaçavam ninguém fora do seu pais... E os EUA teriam muito mais apoio local (Coreia do Sul) e na pacificação pós-ocupação. Já para não contar nos ódios do Mundo Árabe que esta Cruzada cria...

crack said...

Caro Luís, filosofando, apetece dizer que há sempre uma alternativa. No caso, uma alternativa seria manter o regime de horror de Saddam.

crack said...

Caro Rui Martins
Tem razão, é uma salganhada, que está a ser um banho de sangue sem fim à vista. A saída dos americanos só me parece possível num quadro pós Bush.