Thursday, October 29, 2009

Os ajudantes da nova ministra da educação

Para os contentinhos com a saída de Maria de Lurdes Rodrigues do ME (e não se contesta que essa saída era absolutamente inevitável), o balde de água morna que a escolha da autora de livros juvenis para a substituir representou gelou rapidamente com a nomeação dos dois ajudantes que Sócrates lhe arranjou.
João da Mata é o homem de mão de Maria de Lurdes Rodrigues desde os velhinhos tempos do OCES, de onde saltou promovido a gente com a também promovida chefe. Daí a director geral das estatísticas do ME foi um sopro, ou não lhe fossem reconhecidos prestimosos serviços como cão de fila da senhora. Conhecem-se os "dinâmicos" contornos da dedicação aos números da educação que a cinzenta personagem personificou no consulado da agora "defunta" ministra, a ele se devendo a imaginativa engenharia do sucesso das políticas socráticas para o sector, para só se falar no mais público.
Alexandre Ventura, por seu lado, foi o pressuroso responsável pela cobertura institucional das estruturas "independentes" do ME à encenação do sucesso das políticas educativas de Maria de Lurdes Rodrigues, sucesso tão imaginativamente criado e exposto às massas pelo agora colega de equipa.
Tudo bons rapazes, como se comprova, pelo que não é preciso ser bruxo para perceber que, no que à educação diz respeito, vai valer tudo, para ficar tudo cada vez mais na mesma.
E viva o PS, e os seus governos!

7 comments:

Anonymous said...

Santana Castilho avisou. Caiu o Carmo e a Trindade...

Anonymous said...

A-Ventura-Mata. Octávio V Gonçalves. Bom trocadilho. Maus augúrios.
Obrigada pelo seu blogue. E a poesia, Crack, e a poesia? Que isto não pode ser só desgraça...:)
L.F.

crack said...

O Professor Santana Castilho é muito apreciado neste blogue, pelo que não se tem reserva em dizer: "Se lhe dessem ouvidos...". Infelizmente, não lhe dão ouvidos a ele (nem a outros, que poderiam levar o barco a bom porto),porque o interesse dos governos não vai no sentido de resolver a questão educativa, ou não pensassem eles que um país de mediocres vota como mais interessa a esta matilha esfaimada de poder.
LF, poesia? Sempre. O que seria da vida sem ela? Mas a espuma destes dias de mediocridade cultivada e acarinhada rouba a disponibilidade de espírito e acaba por se sobrepor à substância. Pelo menos, e por enquanto, apenas no que respeita ao que por aqui se publica.
Abraço. :)

Anonymous said...

Prezado Crack,não deixe que " a espuma destes dias de mediocridade" lhe roube a disponibilidade de espírito. A poesia, como diz Herberto Helder, é substantiva, transfigura as noites, transfigura os dias e, de tão superlativa,concede-nos um lugar mais habitável para viver.
Passo sempre por aqui para o ler. Vou agora dar o endereço do seu blogue ao Ramiro Marques que ainda não o "conhece".
Bem haja!
Lucinda Fialho

Anonymous said...

Vou enviar a nossa conversa ao SC. Ele vai gostar de saber o que pensa dele.
Abraço. :)
LF

crack said...

Prezada Lucinda, é sempre muito simpática para com este modestíssimo bloco de rascunhos. Obrigada, é um estímulo.
Sigo o blogue do Professor Ramiro Marques com atenção. Já há anos, quando brevemente contactei profissionalmente com ele, me pareceu que o Professor estava bem atento às mudanças que este mundo novo (da tecnologia, mas também do conceito dos saberes) não poderia deixar de trazer à escola. O seu trabalho actual, que conheço do blogue e do site, diz-me da importância do seu contributo para pensar a escola do futuro. Mais uma vez, espera-se que a cegueira dos governantes não descarte que se trabalhe com quem sabe, mas o andar da carruagem não permite optimismos.
É amabilidade sua referir a nossa conversa ao Professor Santana Castilho, cujos escritos deixei de encontrar na comunicação social. Será distracção minha, ou o Professor está fora do mainstream do comentário?
Um abraço.

Anonymous said...

Caro Crack, o S.C. gostava imenso de o conhecer pessoalmente. Como vê, também ele o aprecia bastante.
Continua a escrever, de quinze em quinze dias, para o Público.Os seus artigos saem às quartas. Conheço o Ramiro há largos anos e também julgo que o seu contributo é extremamente importante para pensar a escola do futuro e analisar a do presente.
Por favor, não me agradeça nada. Eu é que lhe estou grata.
Abraço
LF
P.S. quando se cruzar com o SC diga-lhe quem é. Ele espera por isso há muito...